Qual a diferença entre gripe e resfriado?

Os sintomas são parecidos e talvez por isso muita gente ache que gripes e resfriados são a mesma coisa, mas não são. A gripe quando não tratada corretamente pode causar complicações como pneumonia, infecções pulmonares e até pode levar a óbito. Por isso, é fundamental diferenciar as duas doenças para providenciar um tratamento mais severo se necessário. Mais qual a diferença entre gripe e resfriado?

Diferença entre gripe e resfriado

O que é um resfriado?

O resfriado é uma infecção causada por vírus que atinge as vias respiratórias. Os principais sintomas aparecem cerca de depois de três dias do contato com o vírus. Ele pode penetrar pela boca, olhos ou nariz.

Principais sintomas do resfriado:

Os sintomas de um resfriado são bem parecidos com o de uma gripe. Geralmente o paciente sofre com coriza (que é uma secreção nasal transparente), tosse, febre bem baixa e um pouco de cansaço. O diagnóstico da doença é feita com base nos sintomas do paciente. Geralmente após três ou quatro dias do aparecimento dos sintomas, é notada uma boa melhora das condições físicas.

Diferença entre gripe e resfriado
Diferença entre gripe e resfriado

O que é uma gripe?

A gripe também é uma doença causada por vírus, como o Influenza A e B. A transmissão acontece através das vias respiratórias ao inalar partículas contaminadas do ar.

Principais sintomas da gripe:

Portadores da gripe sofrem com febre alta, geralmente acima de 38,5º, fortes dores no corpo, dor e inflamação na garganta, tosse, dores de cabeça, secreção grossa (catarro), fraqueza, falta de apetite. A gripe pode evoluir para casos de pneumonia ou infecções mais graves quando não tratada. O período de incubação pode levar até seis dias e os sintomas podem permanecer por alguns dias.

Principais diferenças entre gripe e resfriado:

Na gripe, a febre é bem alta e o quadro pode evoluir para infecções mais graves e o paciente ainda corre o risco de óbito quando a doença não é tratada corretamente. Já o resfriado é bem mais ameno, sendo tratado apenas com medicamentos para aliviar os sintomas.

Em caso de dúvidas, sempre consulte seu médico.