Como ter unhas bonitas e fortes

Ter unhas bonitas e fortes é o sonho de qualquer mulher. Algumas conseguem isso de maneira fácil outras nem tanto. O importante é saber que dá para cuidar das unhas de maneira natural, ou seja, sem gastar muito dinheiro em produtos químicos. Nem sempre aquele produto importado da Suíça é a única solução dos seus problemas.

Neste post tentamos trazer algumas dicas bem básicas que podem te ajudar a melhorar a saúde das unhas. Em alguns casos, alguns produtos encontrados em qualquer farmácia serão necessários, mas não será necessário vender nenhum rim para conseguir pagar por eles. 🙂

Dicas para ter unhas bonitas e fortes de maneira natural (ou quase)

Como ter unhas bonitas e fortes

Você tem mania de roer as unhas? Então é melhor parar!

Quem tem mania de roer as unhas acaba com a saúde delas, literalmente. Além de em alguns casos causar feriadas que podem resultar em infecções, ela deixa as unhas cada vez mais fracas, parecendo um “papel”. Veja aqui algumas dicas para parar de roer as unhas definitivamente.

Não remova as cutículas e hidrate sempre que possível

Engana-se quem pensa que precisa remover as cutículas em cada visita a manicure. A remoção das cutículas podem deixar as unhas ainda mais frágeis pois ela ajuda justamente a proteger contra fungos e infecções. Ao remover as cutículas, você remove esta proteção da unha e ainda abre portas para fungos e infecções.

Evite usar unhas postiças por períodos prolongados

As unhas postiças deixam as mãos com um novo visual. É comum utilizá-las em algum momento especial, mas o ideal é removê-las logo após o evento. Além de deixarem as unhas mais ressecadas, unhas postiçam criam uma espécie de “bloqueio” para que suas unhas naturais respirem, além de se transformar em um ambiente perfeito para fungos.

Cuide melhor da sua alimentação

Você sabia que sua alimentação pode interferir diretamente na saúde das suas unhas? Então, sendo assim, procure ter uma alimentação mais saudável, rica em frutas, verduras e legumes que irão deixá-las mais fortes. A unha depende de nutriente e de boas proteínas para ser forte. Alimentos ricos em ferro, cálcio e zinco são os mais importantes para fortalecê-las.

Deixe sua unha “respirar”

Como ter unhas bonitas e fortes

Você é daquelas que não vive sem esmalte? Bom, então sinto lhe dizer que pelo menos durante alguns dias, você deve dar folga do esmalte para suas unhas. Ele deixa uma aparência linda é verdade, mas também evitam o fortalecimento das unhas por conta dos produtos químicos presentes na fórmula.

Para remover o esmalte, prefira os removedores que não possuem acetona na sua fórmula. Ela é muito agressiva e pode causar descamação, principalmente se usada semanalmente.

Use hidratantes e produtos a base de cravo

O cravo possui várias propriedades antifúngicas. Além de evitar o aparecimento de infecções nas unhas, ele ajuda a fortalecê-las. Procure nas farmácias por base ou óleo de cravo. Aplique nas suas unhas e veja o resultado aparecer em algumas semanas.

É ideal também manter sempre as mãos e unhas hidratadas. Use um creme de boa qualidade da sua confiança para manter a saúde da pele e das cutículas. Estas quando estão hidratadas, mantém as unhas bonitas e fortes.

Tenha seu próprio “Kit Manicure”

Jamais compartilhe materiais de manicure. Leve sempre seu próprio alicate, lixa, tesoura, espátula e qualquer outro item que você for usar. Por mais que os materiais do salão sejam esterilizados, você fica sim sujeito a doenças como hepatite e micoses de unha.

E você, tem mais algum procedimento que faz para deixar suas unhas bonitas e fortes? Compartilhe conosco na área de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.