O que causa rugas?

O que causa rugas? Está notando rugas nos cantos dos olhos ou na testa? Com a idade, aparecem as linhas de expressão que não tínhamos antes. Mas quais fatores que contribuem para a formação das rugas? Além do envelhecimento natural, o que mais pode influenciar no aparecimento e severidade das rugas?

O que causa rugas?

O que causa rugas?

Para entender sobre a formação das rugas precisamos falar sobre as camadas da pele.

Nossa pele possui duas camadas, a epiderme que é a camada externa e a derme, que fica abaixo da epiderme.

As rugas aparecem na derme. A derme contém colágeno (que deixa a pele com elasticidade e suave), elastina (que dá a firmeza) e glicosaminoglicanos ou GAGs (que mantêm a pele hidratada).

Conforme envelhecemos, nossos corpos produzem menos colágeno. Após os 20 anos de idade, produzimos cerca de 1% menos colágeno na pele por ano! Este é um processo natural e independente das influências externas.

É por causa desta diminuição na produção de colágeno que a pele fica mais fina e frágil. Menos colágeno resulta em pele mais flácida com rugas.

Há também uma diminuição no funcionamento das glândulas sudoríparas e oleosas, menos produção de elastina e menos formação de GAGs. Sendo um processo inevitável.

Além disso existem os fatores externos que contribuem para formação das rugas:

  • Dano causado pelo sol
  • Fumar
  • Poluição e toxinas
  • Desidratação
  • Má nutrição
  • Expressões faciais como riso, apertar os olhos e outros
  • Dormir de lado (que faz a bochecha ser comprimida pelo travesseiro)

O que fazer?

A prevenção é o principal para minimizar as rugas, não tem jeito. Cuide da pele antes que as mudanças comecem a acontecer!

Use protetor solar todos os dias do ano, não importa que não vá pegar o sol direto, o protetor tem que ser, no mínimo, fator 35.

Alguns dermatologistas também recomendam uso do creme antienvelhecimento com tretinoína a partir dos 25 anos de idade. Mas converse com seu médico ou médica para saber se é recomendado para você, pois ele causa descamação da pele e vermelhidão.

Aproveite para conferir como evitar ou prevenir as rugas na pele.