Dicas para diminuir as estrias

Dicas para diminuir as estrias, será que tratamento caseiro consegue mesmo remover estrias ou é mito? As estrias são marcas na pele em forma de linhas que praticamente todas as mulheres possuem. São como cicatrizes, resultado de danos na pele quando ela estica demais por conta da pessoa ganhar peso, engravidar ou durante o crescimento.

As estrias podem ser vermelhas, roxas ou brancas. Sendo que quando estão vermelhas ou roxas ainda podem ser amenizadas com tratamentos caseiros, sem necessidades de procedimentos estéticos mais aprimorados.

Dicas para diminuir as estrias

Dicas para diminuir as estrias

A verdade é que não existe maneira de acabar com as estrias, não existe “cura”, não importa se elas estão vermelhas, roxas ou brancas, elas são permanentes como cicatrizes. O máximo que você pode fazer é tentar amenizar, mas nada é garantido. O ideal é tentar evitá-las, o melhor remédio para estrias é a prevenção.

Quando ainda estão vermelhas ou roxas você pode passar creme cicatrizante para tentar reduzi-las, mas lembre-se que nem todos os produtos vendidos funcionam. Alguns são eficazes para umas pessoas e para outras não.

Caso queira tentar usar um dos cremes cicatrizantes lembre-se:

  • Use o produto quando as estrias são recentes, pois têm mais chance de reduzir (os cremes praticamente não funcionam em estrias antigas);
  • Ao aplicar o produto faça massagem no local, tenha paciência e calma, isto é para fazer o produto penetrar mais na pele e aumentar sua eficiência;
  • Aplique o creme todos os dias por semanas, pois quando estes cremes funcionam, levam semanas para se notar a diferença (alguns depois de seis meses), não é de um dia para o outro!

Se estiver grávida tenha cuidado com estes cremes pois podem conter ácido retinóico, converse com seu médico antes de aplicar na pele, principalmente se estiver amamentando!!

Tratamentos caseiros funcionam para reduzir estrias?

Infelizmente não existe prova de que remédios caseiros populares funcionem para estrias como, por exemplo, óleo de amêndoa, mateiga de cacau, azeite ou vitamina E.

Apenas dois ingredientes mostraram algumas “melhoras” em algumas mulheres, foi o ácido hialurônico e a tretinoína (ácido retinoico).

E autobronzeador nas estrias?

O creme autobronzeador pode ser usado para esconder um pouco as estrias, ele consegue camuflar elas, funcionando tanto nas vermelhas quanto nas brancas. Mas ele não irá remover as estrias.

Outros tratamentos dermatológicos para diminuir as estrias

Existem outros tratamentos realizados por dermatologistas que também ajudam a reduzir, mas não irão remover por completo. São eles: peeling químico, terapia com laser, microdermoabrasão, radiofrequência e ultrassom.

Em alguns casos eles poderão usar mais de um tratamento simultaneamente. Mas é importante procurar um dermatologista sério, pois se o tratamento não for realizado corretamente, podem ocorrer efeitos colaterais desagradáveis.