O que causa policisto no ovário?

O que causa policisto no ovário? A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida como SOP ou PCOS (em inglês), é um distúrbio endócrino que altera os níveis de hormônios (excesso de andrógenos), onde a mulher não ovula causando aumento do tamanho dos ovários e à formação de cistos.

Mas o que será que pode contribuir para o desenvolvimento da SOP? Todas mulheres que tem SOP apresentam os mesmos sintomas?

O que causa policisto no ovário

O que causa policisto no ovário
O que causa policisto no ovário?

Os cistos não causam a síndrome, eles são um sintoma do distúrbio hormonal e metabólico que está ocorrendo no corpo. Eles são folículos de ovos que não foram liberados quando a ovulação era para ter ocorrido, eles ficam presos no ovário e aparecem como cistos.

Já falamos sobre os sintomas da Síndrome do Ovário Policístico aqui no site. A síndrome é diagnosticada por um exame de sangue, para testar os níveis de andrógenos. Reduzindo os níveis de andrógenos, a mulher pode voltar a ovular novamente. O segredo é justamente tratar o que está causando o aumento nos níveis destes andrógenos.

A causa é incerta e pode mudar de uma pessoa para a outra. Normalmente está relacionado à genética, mas também vai depender de fatores ambientais. Conseguindo remover estes fatores ambientais causadores do problema, os sintomas podem ser revertidos. Por isso é importante descobrir quais fatores estão te afetando, as principais causas estão especificadas abaixo.

Resistência à insulina

A maioria das mulheres com SOP apresentam resistência à insulina e produzem altos níveis de insulina para superar o problema. Os altos níveis de insulina estimulam os ovários a produzirem mais andrógenos. Mas nem todas mulheres com altos níveis de insulina desenvolvem SOP, é aí que entra a genética.

Para quem não sabe, a insulina é um hormônio de armazenamento produzido pelo pâncreas para metabolizar o açúcar no sangue e assim produzir energia. Quando comemos, o corpo detecta o aumento de açúcar no sangue (glicose). Se este nível de açúcar fica alto por longos períodos podem ocorrer danos nas células do cérebro, pâncreas, coração, fígado e olhos. Para isto não ocorrer, o corpo armazena o excesso de açúcar do sangue em células do músculo e fígado para usar depois. Este armazenamento é feito com a ajuda da insulina. Ela atua como uma chave, fazendo com que as células se abram para a glicose entrar. Quando ela é usada demais ou ocorre inflamação crônica, a insulina não consegue mais abrir as células, e a glicose se acumula no sangue, isto é a resistência à insulina.

A resistência à insulina é um dos principais colaboradores para a Síndrome do Ovário Policístico. E um dos causadores da resistência à insulina é a inflamação, processo de defesa do organismo, quando o sistema imunológico é ativado cronicamente. Por isso, para tratar a SOP deve-se também tratar a inflamação.

SOP após uso de pílula

Algumas mulheres desenvolvem a síndrome após uso de pílula anticoncepcional. Os anticoncepcionais interrompem a comunicação entre o cérebro e os ovários, parando a ovulação. Quando a mulher pára de tomar, a ovulação volta ao normal com a menstruação. Mas em algumas mulheres isto não acontece.

Nestes casos a SOP não é culpa dos andrógenos mas sim da razão entre os hormônios LH e FSH, responsáveis pela ovulação. Se você nunca teve sintomas de SOP antes de tomar pílulas e passou a ter depois, então provavelmente a SOP foi causada por ela.

Estresse e obesidade

O estresse crônico e a obesidade também podem contribuir para desenvolvimento da SOP.

No caso do estresse crônico o cérebro estimula a glândula adrenal para produzir hormônios adrenalina e cortisol, mas ao mesmo tempo o cérebro produz andrógenos, responsáveis pela SOP. Além disso o estresse também favorece o aparecimento de inflamações no corpo, estas inflamações podem ocasionar a resistência à insulina.

Já na obesidade a pessoa está em estado de inflamação crônica, que pode levar a diversos problemas inclusive à resistência à insulina, diretamente relacionada à SOP.

Conclusão sobre policisto no ovário

Pode-se perceber que a Síndrome do Ovário Policístico pode ser causada por diversos outros problemas. Não existe cura para a SOP, mas os sintomas podem ser tratados.

No caso da obesidade, perder peso e passar para dieta balanceada pode ajudar a reduzir os sintomas.

Existem remédios para tratar sintomas como crescimento de pelo em excesso, menstruação irregular e problemas de fertilidade.

Cigarro e álcool causam inflamação no corpo, portanto também devem ser evitados!