Quais os benefícios da salsa para a saúde? A salsa ou salsinha é uma planta nativa da região mediterrânica muito usada como condimento e hortaliça no mundo todo, inclusive no Brasil. Além de ser saborosa, a salsa possui diversas propriedades que fazem bem para nossa saúde, falaremos sobre elas abaixo.

Benefícios da salsa para a saúde

Salsinha é rica em antioxidantes

A salsa contém flavonóides, carotenoides e vitamina C, antioxidantes benéficos para saúde, que previnem contra danos celular causados pelos radicais livres. Estes danos (inflamação) aumentam o risco de desenvolver doenças crônicas como problema cardiovascular ou doença degenerativa.

Alguns estudos mostraram que os flavonóides reduziram o risco de condições como diabetes tipo 2 e doenças do coração.

Melhora o sistema imunológico

A salsinha é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem a imunidade. Além de vitamina K, C, A também contém folato e niacina. A vitamina C ajuda a manter o ambiente do intestino saudável, principal responsável por nossos sistema imunológico. A vitamina A é um nutriente essencial que tem papel crucial no desenvolvimento do sistema imunológico.

Rica em nutrientes que protegem os olho

A salsa é rica em carenoides pró-vitamina A, ou seja, que são precursores da vitamina A. São antioxidantes usados pelo corpo que melhoram a saúde dos olhos, protegendo a retina e córnea contra danos causados pela idade, ajudando a prevenir contra degeneração macular e catarata.

Benefícios da salsa para a saúde
Benefícios da salsa para a saúde

Pode ajudar a perder peso

Por ser rica em nutrientes, vitaminas e fibras além de conter poucas calorias, é uma ótima aliada para quem quer perder peso, podendo ser adicionada como tempero ou até comida crua como salada. Uma xícara de salsa tem apenas 22 calorias.

Benefícios da salsa para os ossos

A salsinha é rica em vitamina K, um nutriente essencial para a saúde dos ossos, quem em conjunto com o cálcio, fósforo e vitamina D, ajudam a formar ossos mais fortes, densos, evitando assim fraturas. Reduzindo também os riscos de osteoporose.

Tem propriedade diurética e alivia inchaço

Estudos em ratos mostraram que ela pode ser utilizada como diurético natural, ajudando aliviar retenção de água e sensação de inchaço.

Salsa tem propriedade antibacteriana

Quando usada como extrato pode ajudar a combater infecções e bactérias como a Staphylococcus aureus. Se for aplicar na pele tem que ser misturado com outros óleos pois é muito forte. Pode causar reação ou queimadura.

Precauções e interações da salsa

Mulheres grávidas podem consumir mas não em grandes quantidades pois a salsa contém componentes que podem provocar sangramento, podendo ser abortivo em altas doses.

Diabéticos devem ter cuidado com grandes quantidades pois pode reduzir demais o açúcar causando hipoglicemia.

Pode interagir com varfarina (diminuindo seu efeito), diuréticos (podendo causar perda de muita água) e aspirina (pode aumentar sensibilidade à salsa de quem já for alérgico à ela).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.