Benefícios do óleo de gergelim para a saúde

Quais os benefícios do óleo de gergelim para a saúde? O óleo de gergelim já vem sendo usado há muitos anos por países asiáticos, além de serem saborosos também contribuem para sua saúde. Abaixo explicaremos para quer serve o óleo de gergelim, se é benéfico para o cabelo, para pele, se ajuda a emagrecer e muito mais.

Benefícios do óleo de gergelim para a saúde

Óleo de gergelim para o cabelo

O óleo de gergelim já vem sendo usado há algum tempo para melhorar saúde do cabelo, inclusive existem patentes sobre isso. Um dos componentes do óleo de gergelim torrado pode ajuda a diminuir a queda de cabelo.

Além disso pode proteger o couro cabeludo contra fungos pois tem efeitos antibacterianos.

Para o cabelo basta aquecer um pouco na panela e deixar morno. Aplique no cabelo e couro cabeludo fazendo massagem, coloque um touca. Deixe agir por uma a duas horas e lave.

Óleo de gergelim para a pele

O óleo de gergelim é rico em zinco, um dos minerais mais importantes para a pele. Ele melhora a elasticidade da pele e deixa mais suave, reduzindo o estresse oxidativo e reduzindo as marcas da idade.

Para usar basta passar na pele após o banho e deixar por 10 minutos. Depois lave com água e sabão. Atenção! Se você tem muita acne este óleo poderá piorar a condição.

Alguns estudos também mostraram que se aplicado na pele pode funcionar como um protetor solar natural. Mas tenha cuidado! Converse com seu dermatologista.

Benefícios do óleo de gergelim para pressão arterial

Um estudo mostrou que o óleo de gergelim com óleo de farelo de arroz pode ajudar a reduzir a pressão arterial sendo uma boa opção para controlar hipertensão.

Benefícios do óleo de gergelim para a saúde
Benefícios do óleo de gergelim para a saúde

Benefícios do óleo de gergelim para os ossos

Ele é usado para promover o crescimento dos ossos, regeneração e cicatrização, por ser rico em cobre, zinco e cálcio. Também pode ser usado para aliviar efeitos da osteoporose e outras doeças relacionadas aos ossos.

Óleo de gergelim para reduzir inflamação

Por ser rico em cobre, anti-inflamatório natural, o óleo de gergelim ajuda a reduzir inflamação causada por várias condições como, por exemplo, artrite e gota.

Óleo de gergelim para prevenir câncer?

Alguns estudos vêm sendo feitos que mostram que o óleo de gergelim pode ajudar a prevenir o crescimento de células cancerígenas no caso de câncer de mama e próstata.

Mas é sempre bom ter cuidado em relação a estes estudos sobre câncer, mais evidências são necessárias.

Óleo de gergelim ajuda a emagrecer?

O óleo de gergelim melhora circulação e metabolismo, devido à alta quantiddade de cobre e zinco. para quem não sabe, o cobre é necessário para a produção de glóbulos vermelhos. Mas ainda não há evidências de que ele ajude a emagrecer.

Óleo de gergelim para os dentes?

Atenção! O bochecho de qualquer tipo de óleo não é recomendado pelos dentistas, portanto tenha cuidado. Não existem evidências de que o óleo faça bem para sua boca ou para os dentes ou que melhore o hálito! Escovar os dentes de maneira que você está acostumado com pasta e escova ainda é a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.