Como tratar lesões no tornozelo? A torção no tornozelo, também conhecida como entorse, é uma das lesões mais comuns de ocorrer tanto em atletas quanto em pessoas no dia a dia. Se não for tratado corretamente e a pessoa fizer exercício ou esforçar o local torcido, ela poderá ter problemas no local ao longo da vida como, por exemplo, articulações instáveis, artrite e outras complicações nos tendões e cartilagens.

Como tratar lesões no tornozelo

Quando mais nova a pessoa mais fácil é tratar este tipo de lesão, pois ela se recuperará mais rapidamente.

Método RICE

Se você torceu o tornozelo e está doendo, siga o método RICE (rest, ice, compression e elevation), em português significa repouso, gelo, compressão e elevação. Esta técnica causa alívio da dor, diminui o edema e protege os tecidos machucados.

Assim que se contundir, pare e descanse. Volte para casa para ficar em repouso. Aplique gelo o mais rápido que puder, usando bolsa de gelo ou toalha para não queimar a pele. O frio vai diminuir a quantidade de sangue que chega na área lesionada, impedindo o inchaço e diminuindo a dor. Aplique apenas por 20 minutos, primeiro 8 minutos, descanse por 3 e depois aplicaque mais 8 minutos e pare.

Quando terminar passe uma faixa elástica ou faixa comum, em volta do local para comprimir e diminuir o fluxo sanguíneo no local. Não aperte demais!

Coloque o pé para o alto acima do nível do coração para não deixar o sangue se acumular no pé.

Em casos de inchaço que não esteja diminuindo dentro de 48 horas ou dor severa que não cessa, procure o médico ou vá no hospital.

Reabilitação do tornozelo

Se a lesão foi grave o ideal é fazer alguns exercícios para prevenir danos permanentes ao tornozelo. Algumas coisas que você pode fazer em casa:

Como tratar lesões no tornozelo
Como tratar lesões no tornozelo
  • Exercício para amplitude do movimento – coloque os dedos do pé apoiando na beirada do degrau da escada ou na parede, para formar um triângulo entre o pé, parede e chão. Force o corpo para frente e fique na posição por 30 segundos. Repita com o outro pé. Repita duas ou três vezes;
  • Recuperar equilíbrio – fique em pé em uma perna só com os olhos fechados, permaneça por 30 segundos sem cair, repita com a outra perna. Repita três vezes;
  • Recuperar a força – deite de lado no sofá e deixe a perna de cima pendurada na ponta, pendure na ponta do pé um saco com 1 kg de alimento dentro. Levante lentamente seus dedos para o teto e segure por 30 segundos. Repita 10 vezes.

Cuidados importantes sobre lesões no tornozelo

Se você for atleta use tornozeleira estabilizadora ou atadura elástica para ajudar a manter o local estabilizado. Um tornozelo machucado não tem a mesma estabilização que tinha antes da lesão, é importante ter um suporte.

Se estiver sentindo muita dor ou estiver com muita instabilidade após a lesão, procure seu médico ou um fisioterapeuta. Isto pode acontecer se você lesionou alguma cartilagem ou tendão do tornozelo, e vai precisar de outros exames.

Não é recomendado tomar anti-inflamatório ou analgésico por conta própria, pois você estará escondendo o problema, principalmente se ele for grave. Caso a dor não esteja insuportável não tome nada, siga o método RICE que o gelo deverá aliviar a dor. Se a dor estiver insuportável pode ter quebrado, então vá ao hospital que eles passarão o remédio correto.

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