Dicas para se manter saudável

A maioria das pessoas já sabem que um estilo de vida saudável pode fazer prosperar para o resto da vida. Mas nem sempre conseguimos fazer as escolhas corretas como nos alimentar de maneira saudável, fazer exercícios físicos etc. Neste post daremos algumas dicas para se manter saudável sem precisar de muito esforço.

Dicas para se manter saudável

Dicas para se manter saudável

Seja fisicamente ativo

Não é preciso fazer exercícios físicos de uma hora por dia, você pode se exercitar 30 minutos na maioria dos dias da semana que já vai contribuir para sua saúde.

Algumas dicas de exercícios são caminhadas, danças, ioga, corrida, bicicleta e outros esportes que você goste.

Coma alimentos saudáveis

Dê preferência para alimentos naturais com pouca gordura, bastante frutas, vegetais e grãos integrais.

Escolha uma dieta com baixa ingestão de gordura saturada e colesterol, quantidades moderadas de açúcar, sal e gorduras totais. Para isto basta reduzir a quantidade de carne, opte por cortes mais magros, evite molhos comerciais, pois contêm óleo, use óleo de canola ou azeite, prepare os alimentos no vapor ou assados ou usando airfryer que não precisa de muito azeite.

Tente comer o menos possível de alimentos ultraprocessados, que são os alimentos com mais de cinco ingredientes no rótulo. Eles possuem compostos adicionados que são prejudiciais à saúde.

Evite acidentes e produtos prejudiciais à saúde

Quando andar de carro coloque cinto de segurança. Se andar de bicicleta, patinete, patins, skate, use proteção como capacete.

Não fume, e se você fuma pare de fumar. Beba com moderação, se dirigir ou estiver grávida não beba de jeito nenhum!

Tome cuidado com doenças sexualmente transmissíveis, use camisinha. Também se proteja contra gravidez indesejada, use pílulas anticoncepcionais e outros métodos de prevenção.

Cuidados pessoais para se manter saudável

Sempre escove os dentes quando acordar e antes de dormir, se possível use fio dental todos os dias, pois apenas a escova não é suficiente.

Pegue um pouco de sol todos os dias para vitamina D. Mas evite sol entre dez da manhã e três da tarde, pois os raios ultravioletas são mais fortes nestes horários. Caso saia na rua neste horário use protetor solar, sempre!

Procure pensar em você e pratique coisas que goste, isto vai ajudar a evitar o estresse do dia a dia, prejudicial à saúde. Escute música que goste, leia livros, assista filmes, ajude pessoas da vizinhança, mantenha contato com familiares, pessoas com mais amigos vivem por mais tempo.

Tente sempre aprender coisas novas, o aprendizado é benéfico para sua saúde.

Durma, pelo menos, oito horas por noite. Não menos do que sete horas, pois foi comprovado que isto é prejudicial para saúde a longo prazo, até seis horas por noite é pouco para o corpo descansar.

Lembre-se sempre que seus esforços poderão ser recompensados pelo resto da sua vida, não deixe de pensar em si mesmo!