10 alimentos principais para saúde

Neste post listamos 10 alimentos principais para saúde e as quantidades necessárias para ter uma vida saudável. São alimentos que de alguma maneira vão contribuir para sua saúde, com vitaminas, proteínas e minerais que têm efeitos benéficos para o corpo.

10 alimentos principais para saúde

Água

Você precisa beber de 8 a 12 copos de água diariamente, que dá de 2 a 3 litros de água.

Vegetais de folhas verdes escuras

Todas as pessoas deveriam ingerir vegetais de folhas verdes escuras pelo menos três a quatro vezes na semana.

Algumas das melhores opções são brócolis, pimentão, couve-de-bruxelas, couve e espinafre.

Feijão e lentilhas

Tente adicionar algum feijão ou lentilha na sua dieta pelo menos uma vez por semana.

Você pode adicionar o feijão ou a lentilha em sopas, cozidos, guisados ou coma eles puros mesmo.

Grãos integrais bons para saúde

Os grãos integrais deveriam estar na dieta de todas as pessoas pelo menos duas a três vezes ao dia.

Coma farinha de trigo integral, centeio, aveia, amaranto ou quinoa. O ideal é que o alimento contenha de 5 gramas ou mais de fibras por porção.

Peixe

Tente adicionar duas a três porções de peixe por semana na sua dieta. Uma porção tem de 85 a 115 gramas de peixe cozido.

Algumas opções interessantes de peixes são salmão, truta, anchova, sardinha, arenque e atum.

Frutas silvestres boas para saúde

Adicione de duas a quatro porções de frutas vermelhas por dia na sua dieta.

As melhores opções são framboesas, mirtilo, amoras silvestres, morangos e açaí. Com o açaí é importante verificar se o que você compra não tem açúcar adicionado e evitar adicionar produtos ultraprocessados na hora de consumí-lo.

Abóbora

Adicione abóbora Butternut ou moranga ou japonesa ou outro tipo de abóbora na sua alimentação.

10 alimentos principais para saúde
10 alimentos principais para saúde

Também é bom adicionar outros alimentos da cor laranja como melão cantaloupe e manga.

Soja

Dê preferência para os alimentos naturais que contenham a soja como edamame, tofu, soja texturizada e outros. A porção de 25 gramas por dia é o recomendado para uma dieta de baixa gordura, para ajudar a reduzir o colesterol.

Linhaça, nozes e sementes

Adicione de uma a duas colheres de sopa de linhaça ou outras sementes por dia na sua alimentação. Quem preferir pode adicionar nozes ao invés da semente, neste caso 1/4 de xícara por dia é o recomendado.

Iogurte

Mulheres e homens necessitam de 1000 mg de cálcio por dia. Caso a pessoa tenha mais de 50 anos, este valor aumenta para 1200 miligramas. Você pode adicionar estes valores comendo iogurte, preferencialmente iogurte orgânico integral, mas se estiver em dieta de baixa gordura dê preferência para os desnatados. É preciso adicionar até três porções de iogurte por dia na alimentação.

Estes são alguns dos mais importantes alimentos para sua saúde, que vão ajudar a ter uma vida saudável.

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