Como ter uma dieta pobre em potássio? O potássio é um mineral encontrado em vários alimentos e seus níveis têm que estar equilibrados no sangue para ajudar a manter um batimento cardíaco regular e a função muscular adequada. Quando o nível de potássio está muito alto, é necessário fazer algumas mudanças na alimentação. Explicaremos sobre os alimentos que você deve comer para reduzir os níveis de potássio no sangue.

Como ter uma dieta pobre em potássio

É possível reduzir os níveis de potássio evitando os alimentos ricos em potássio, selecionando apenas alimentos com pouco potássio ou ainda controlando as porções que come. A lista abaixo é um guia, mas se você precisa fazer esta dieta é importante ter acompanhamento de nutricionista ou médico para não correr nenhum risco de saúde.

Alimentos com alto teor de potássio

Limite a quantidade de leite, sim o leite é rico em potássio. Tome apenas um copo de leite por dia a não ser que o médico mande cortar o leite até reduzir os níveis de potássio. Um copo de leite, 240 mL contém de 350 a 380 mg de potássio, não importa se é integral, desnatado ou semi-desnatado.

Como ter uma dieta pobre em potássio
Como ter uma dieta pobre em potássio, baixo teor de potássio, hipocalêmica

Outros alimentos para evitar ou diminuir a quantidade, dependendo da gravidade:

  • batata frita ou chips
  • café solúvel
  • caldas de frutas (compotas)
  • caldo de cana
  • chocolate
  • frutas secas (coco, ameixa, damasco, uva)
  • granola
  • grãos (feijão, grão de bico, soja, ervilha, lentilha)
  • iogurte
  • melaço
  • pasta de amendoim
  • oleaginosas (nozes, amendoim, amêndoa, avelã, pinhão, castanhas)
  • sal dietético ou light (evite alimentos com baixo teor de sódio, pois têm mais potássio)
  • sopas cremosas
  • sorvetes
  • suco de frutas concentrados
  • tofu
  • tomate seco, tomate fresco e pasta de tomate

Frutas ricas em potássio para diminuir a quantidade ou evitar comer até reduzir:

  • Abacate
  • Açaí
  • Água de coco
  • Banana prata
  • Banana nanica
  • Damasco
  • Figo
  • Fruta-do-conde
  • Goiaba
  • Graviola
  • Jaca
  • Kiwi
  • Laranja pêra ou bahiana
  • Mamão
  • Maracujá
  • Melão
  • Mexerica ou tangerina
  • Nectarina
  • Uva

Farinha e carnes (ricas em potássio)

Dê preferência para alimentos com farinha branca ao invés de integral, os alimentos integrais têm mais potássio. Alguns exemplos:

  • Farelo de trigo ou germe de trigo (cru) tem 1097 mg de potássio
  • Farelo de arroz, aveia ou milho (cru) tem 566 mg de potássio
  • Quinoa tem 563 mg (crua) ou 300 mg (cozida)

Limite o consumo de proteínas para duas porções por dia, cada uma com 75 gramas, vale para porco, carne, galinha, peru, peixe e outras carnes. Alguns valores como exemplos:

  • 100 g de costeleta de porco tem 315 mg de potássio
  • 100 g de filé mignon tem 329 mg de potássio
  • 100 g de acém tem 325 mg de potássio
  • 100 g de peito de frango tem 256 mg de potássio

Alimentos com baixo teor de potássio (pobre em potássio)

Abaixo a lista com os alimentos com baixo teor de potássio, é importante lembrar que não se deve abusar da quantidade destes alimentos, senão não vai adiantar nada, tem que ser porções reduzidas.

  • Frutas
    • Abacaxi
    • Acerola
    • Ameixa fresca
    • Amora
    • Banana maçã
    • Caju
    • Caqui
    • Cranberry
    • Jabuticaba
    • Laranja lima
    • Lima da pérsia
    • Limão
    • Maçã
    • Manga (teor médio de potássio)
    • Melancia
    • Mirtilo
    • Morango
    • Pêra
    • Pêssego
    • Pitanga
    • Tangerina
  • Verduras
    • Alface
    • Alfafa
    • Agrião
    • Almeirão
    • Cenoura
    • Escarola
    • Pepino
    • Pimentão
    • Repolho

Os legumes podem ser comidos normalmente, desde que você cozinhe-os em água fervente primeiro e jogue fora a água da fervura. Assim você estará reduzindo seu teor de potássio. Depois pode preparar como preferir.

  • Abóbora
  • Abobrinha
  • Acelga
  • Alcachofra
  • Batata
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Chuchu
  • Cogumelo branco (cru)
  • Couve-de-bruxelas
  • Couve-flor
  • Couve-manteiga
  • Couve-rábano
  • Espinafre
  • Mandioca
  • Mandioquinha
  • Milho
  • Quiabo
  • Vagem

Cuidado com espinafre!

O espinafre não perde os nutrientes quando cozido na água, portanto tenha cuidado! A quantidade de potássio ainda poderá estar alta mesmo após o cozimento.

Como reduzir a quantidade de potássio nos alimentos?

Como explicado anteriormente, no caso dos legumes você pode reduzir em até 60% o teor de potássio fervendo antes e desprezando a água do cozimento. Pois o processo de fervura faz o potássio sair da comida para a água. Depois você prepare como quiser, fritando, no forno etc.

Evite comer batatas e vegetais que tenham sido preparados ao vapor, microondas, assados ou fritos, pois isto mantém o teor de potássio alto.

Frutas cozidas na água fervente também reduz em 60% o potássio (desprezando a água do cozimento).

Resumindo dieta pobre em potássio

É possível reduzir bastante a concentração de potássio no sangue modificando sua alimentação. Dê preferência para os alimentos com baixo teor de potássio, evite os alimentos ricos em potássio. Faça dieta com acompanhamento médico, pois é necessário fazer exame para saber se a concentração está mesmo diminuindo.

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