Existe tratamento caseiro para pulso aberto? Pulso aberto é uma expressão que usamos para indicar quando estamos com alguma dor ou desconforto no punho. A dor no pulso pode ter várias causas, a mais comum é esforço repetitivo e tendinite, que pode ser síndrome de De Quervain ou síndrome do túnel cárpico. Mas em alguns casos pode ser torção, trauma e até cistos. Abaixo falaremos sobre alguns tratamentos que você pode fazer em casa para aliviar a dor.

Tratamento caseiro para pulso aberto

Os principais sintomas do pulso aberto são:

  • dor no punho que aumenta com o movimento (pontadas)
  • dor pode chegar na mão
  • perda da força
  • sensibilidade alterada
  • inflamação e inchaço do punho
Tratamento caseiro para pulso aberto
Tratamento caseiro para pulso aberto

Tratamentos para dor no pulso

Estas são algumas dicas do que fazer para aliviar a dor em casa:

  • Descanse o punho – tente não fazer movimentos com a mão para reduzir a dor e dar tempo para os sintomas diminuírem;
  • Coloque imobilizador (tala ou munhequeira) para deixar o pulso imobilizado, é uma das coisas que mais aliviam a dor e pode ser encontrada na maioria das farmácias (se não tiver como comprar pode usar uma meia para prender o pulso, basta dar a volta no pulso com a meia, passar ela entre o polegar e o indicador e prender no pulso);
  • Coloque gelo (com toalha) ou bolsa de gel térmica para reduzir inchaço e inflamação;
  • Tome anti-inflamatórios e analgésicos se a dor estiver muito forte (mas somente em último caso).

Se a dor não melhorar dentro de três a quatro dias, entre em contato com o médico pois pode ser algum trauma mais grave e você vai precisar de injeção de esteróides, fisioterapia e, em alguns casos, pode ser necessário inclusive cirurgia.

Como se prevenir contra o pulso aberto?

A melhor maneira de prevenir é evitar o movimento repetitivo, se você costuma trabalhar com computador ou costurando ou algum outro trabalho que mexa muito o pulso, tente descansar a cada 40 minutos. Dê uma parada de uns 5 minutos, para reduzir o estresse no local.

Faça alongamentos para relaxar o pulso, um dos mais indicados é esticando o braço para frente. Dobre o pulso para trás para apontar os dedos para o céu e a palma para fora. Segure os dedos com a outra mão e puxe para sentir alongando. Depois dobre o pulso para trás apontando os dedos para baixo (a palma vai ficar na sua direção) e puxe com a outra mão, para alongar os outros músculos. Repita deixando o braço esticado e colocando a palma da mão para fora com os dedos para baixo. Segure por 30 segundos em cada posição, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

O exercício de apertar a bola fisioterápica também é uma ótima opção para quem trabalha muito com o pulso. Quem não tiver a bolinha pode usar algo parecido para apertar ou então fazer o exercício com o elástico como na foto abaixo. Coloque o elástico passando pelos dedos e pelo polegar e faça movimentos contra a resistência do elástico, repita 10 vezes.

exercício com elástico para pulso aberto

Sempre que sentir que vai começar a dor, utilize a munhequeira que vai ajudar a evitar o movimento com o pulso. Não melhorando o problema, entre em contato com o médico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.