Sustagen faz bem para a saúde?

Sustagen faz bem para a saúde? Essa é a pergunta que muitos pais se fazem quando decidem comprar o suplemento Sustagen para os filhos. Neste post vamos falar mais sobre o Sustagen. Será que ele tem mesmo vitaminas boas para a saúde? Qual a quantidade recomendada pelos nutricionistas?

Sustagen faz bem para a saúde?

Sustagen faz bem para a saúde

O Sustagen é um suplemento de vitaminas e minerais, indicado a adultos e crianças para complementar a alimentação. Ele não substitui de uma refeição! Ele é indicado para pessoas que precisam ganhar ou manter peso.

Existe a versão normal e a versão KIDS, voltada para o público infantil.

O problema do Sustagen está na quantidade de açúcar em sua composição. Ele é considerado um alimento ultraprocessado de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira criado pelo Ministério da Saúde do Brasil com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Para se ter uma idéia, cada lata de 380 g de Sustagen Kids tem 342 g de açúcar! Sim, não é mentira, é chocante. Abaixo listamos os ingredientes presentes na lata da versão infantil:

açúcar, leite em pó desnatado instantâneo (leite em pó desnatado emulsificante lecitina de soja), maltodextrina fosfato de cálcio, fosfato de magnésio, ascorbato de sódio, sulfato de zinco, acetato de DL-alfa tocoferil, ferro carbonil, niacinamida, sulfato de manganês, palmitato de retinil, gluconato de cobre, pantotenato de cálcio, vitamina B12 cloridrato de tiamina, vitamina K1, cloridrato de peridoxina, iodeto de potássio, colecalciferol, ácido fólico, riboflavina, cloreto de cromo, molibdato de sódio, biotina, selenito de sódio, aromatizante, estabilizante, carragena, corante artificial vermelho 40 e acidulante ácido citríco.

Os ingredientes que aparecem em primeiro são os que estão presente em maior quantidade no produto. Repare que o açúcar está em primeiro, em algumas latas vem escrito sacarose que também é uma versão do açúcar.

Apesar do açúcar refinado ser um carboidrato e precisarmos de carboidrato em nossa dieta para o bom funcionamento do organismo, o açúcar deve ser consumido de maneira moderada, pois a tendência é que ele se armazene no organismo, causando sobrepeso ou obesidade.

Recomendações da saúde

Devido à alta quantidade de açúcar, a Organização Mundial da Saúde recomenda apenas o consumo de 50 gramas por dia. Mas o melhor mesmo seria não passar de 25 gramas, principalmente se for criança.

Normalmente suplementos alimentares são dispensáveis. Basta ter uma alimentação balanceada e equilibrada, para obter naturalmente todos os nutrientes necessários por dia. Todas as vitaminas e minerais adicionados quimicamente na fórmula do produto podem ser obtidos pelos alimentos naturais (não ultraprocessados).

O uso de suplementos alimentares devem ser indicados por nutricionistas, em casos de necessidade real. De acordo com a Resolução nº 390/2006 do Conselho Federal de Nutricionistas, qualquer suplementação alimentar só deve ser prescrita após “avaliação nutricional sistematizada, envolvendo critérios objetivos e subjetivos”.