Plantas dentro de casa fazem bem à saúde

Você sabia que plantas dentro de casa fazem bem à saúde? Além de deixarem a casa bonita, elas também removem toxinas do ar, conseguindo remover até 87% das toxinas em 24 horas. Outros estudos mostraram que as plantas podem melhorar concentração e produtividade, reduzir estresse e melhorar o humor. Abaixo falaremos mais sobre os benefícios de ter plantas dentro do apartamento ou da casa e quais os tipos recomendados para ambientes fechados.

Plantas dentro de casa fazem bem à saúde

Plantas dentro de casa fazem bem à saúde

Um estudo de 2010 mostrou que pessoas que caminhavam em florestas, no meio das árvores e mato, apresentaram pressão arterial e níveis de cortisol mais baixos do que pessoas que passeavam apenas pela cidade. Ou seja, as plantas deixam as pessoas mais relaxadas e calmas.

Além de reduzir pressão arterial, as plantas também são capazes de:

  • Aumentar a atenção;
  • Melhorar tempo de reação;
  • Melhorar bem estar;
  • Aumentar concentração e produtividade;
  • Reduz níveis de ansiedade;
  • Melhorar percepção;
  • Aumentar a autossatisfação.

A interação com as plantas também pode reduzir estresse psicológico.

Como montar o jardim com as plantas dentro de casa?

Para montar o jardim você precisa escolher as plantas ideais para o ambiente. É importante escolher as plantas de acordo com o sol que bate dentro da sua casa e com o calor local. Algumas plantas precisam de sol direto certas horas do dia. Se na sua casa não bate sol não vale a pena ter estes tipos, pois elas provavelmente não sobreviverão.

Qualquer tipo de planta vai deixar o ambiente mais bonito. Você pode escolher deixá-las em vasos no chão, na bancada da janela ou até pendurar na barra da cortina ou com ganchos no teto.

Uma dica para quem não está acostumado a cuidar de plantas é começar por suculentas e cactos. São plantas fáceis de cuidar, pois sobrevivem a ambientes inóspitos como desertos, não precisam de muita rega e se propagam facilmente. Podem ficar no peitoril da janela para pegar luz direta do sol.

Alguns tipos recomendados de plantas para seu jardim interno

Aloe vera ou babosa

É um tipo de suculenta que melhora a qualidade do ar, conhecida como purificador de ar da natureza. Pode ficar no peitoril da janela pois gosta de sol e precisa de pouca água.

Lavanda

São plantas que diminuem estresse e ansiedade, diminuem batimentos cardíacos e acalmam naturalmente. Não gostam de muita água nem de local muito quente.

Jasmim

Recomendado para ansiedade, pois tem efeito calmante, sua fragrância promove uma melhor noite de sono. Gosta de sol pleno podendo ficar no peitoril da janela como a babosa, precisam de rega 2 a 3 vezes na semana (mas verifique com o dedo a umidade da terra).

Alecrim

Além de ser ótimo na comida, o alecrim é uma ótima planta para combater ansiedade, melhorando qualidade do ar. Tolerante à seca, podendo ficar três dias sem água e gosta da luz solar.

Crisântemo

Também melhoram qualidade do ar diminuindo sintomas de estresses e ansiedade. Gosta de calor e sol pleno, rega deve ser a cada dois ou três dias (no calor).

Espada-de-são-jorge

Também purifica o ar e emite oxigênio durante a noite, ajudando a diminuir ansiedade e melhora concentração. Não precisa ficar na luz direta do sol e pouca rega, pois pode apodrecer a raiz.

Hera inglesa (tem que ser esta espécie)

Tem efeitos contra ansiedade e ajuda a reduzir o mofo, mas tem efeitos tóxicos quando ingerido ou tocado (tem que ficar em local longe de animais e crianças).

Dracaena marginata (Dracena-de-madagascar)

Também purifica o ar eliminando toxinas e promove relaxamento. Gosta de luz indireta, não muito calor e rega duas a três vezes na semana (quando calor), no inverno diminua.

Gérbera

Purifica o ar removendo toxinas, também combate ansiedade. Gosta de luz solar e rega uma a duas vezes na semana (solo úmido mas não encharcado).

Azaléia (Rhododendron simsii)

Também purifica o ar eliminando toxinas como tolueno, gosta de sol pleno e solo úmido sem encharcar demais.

Estes são apenas alguns exemplos de plantas, mas existem milhares de outras espécies que você pode cultivar em casa.

Atenção para a rega das plantas dentro de casa!

Nunca molhe demais as plantas, muita água provavelmente vai matá-la. Sinta a umidade da terra apertando com os dedos, se estiver úmido não precisa molhar. Regue apenas quando notar que está mais seco que úmido, e regue diretamente na terra sem molhar a parte superior da planta. Remova o excesso de água do prato, pois pode apodrecer a raiz.