O que fazer para combater o mau hálito

O que fazer para combater o mau hálito? O mau hálito, também conhecido como halitose, é o cheiro ruim exalado pela boca, em que, dependendo da situação, pode parecer com cheiro de fezes ou carne podre.

A causa mais comum do mau hálito é a falta de higiene bucal, mas também pode ter origem por conta de algumas doenças.

Logo abaixo daremos algumas dicas para combater o mau hálito e quais alimentos podem ajudar na cura.

O que fazer para combater o mau hálito

O que fazer para combater o mau hálito

Na boca, nós temos diversas bactérias que servem para digerir proteínas e também liberam as substâncias causadoras do mau cheiro.

Entre as substâncias estão presentes o sulfeto de hidrogênio que tem cheiro de ovo podre, escatol e metil mercaptana, também encontrados nas fezes (daí o cheiro de fezes), putrescina que é cheiro de carne podre, e ácido isovalérico que está presente no chulé.

Higiene bucal para combater mau hálito

A principal maneira de diminuir o mau hálito ou se prevenir contra ele, é fazendo higiene bucal correta, escovando os dentes pelo menos duas vezes por dia ou sempre depois que ingerir qualquer alimento. Lembre-se de escovar a língua também, principalmente a parte detrás!

Troque sua escova de dentes a cada dois ou três meses.

Sempre use fio dental antes de escovar os dentes, somente a escova não é suficiente para remover os restos alimentares presos.

Se necessário utilize enxaguante bucal duas vezes ao dia.

Marque o dentista

É importante ir ao dentista pelo menos duas vezes por ano. Ele poderá verificar se você tem doença periodontal, boca seca ou algum outro problema.

Não há evidências de que problemas estomacais causam mau hálito.

Pare de fumar

O cigarro é péssimo para os dentes e piora mau hálito pois compromete a produção de saliva. Portanto, se você fuma e tem cheiro ruim na boca, pare de fumar.

Beba muita água

A boca seca é a pior coisa para o mau hálito pois as bactérias se proliferam. Portanto beba bastante água para ajudar na produção de saliva e remoção de partículas de alimentos, mantenha a boca úmida.

Alguns alimentos que podem ajudar combater mau hálito

Pode parecer besteira mas os alimentos ricos em fibras consumidos crus estimulam a produção da saliva, evitando formação da placa bacteriana e, consequentemente, o mau hálito. Algumas opções são cenoura e maçã.

Outros alimentos recomendados são limão, abacaxi, morango, maracujá, são frutas ácidas que estimulam a salivação.

O iogurte natural também é recomendado mas tem que ser sem açúcar, alimentos com açúcar pioram a situação.

Produtos que ajudam a eliminar o mau hálito rapidamente

Estas são algumas coisas que você pode comer para aliviar o mau hálito mais rápido:

  • Mascar canela
  • Mascar cravo
  • Mascar semente de anis

Essas plantas são bactericida e ajudam a refrescar o hálito.

O gengibre também pode ajudar pois ele estimula o processo digestivo. Compre aquelas balinhas de gengibre para mastigar ou mastigue o pedacinhos de gengibre, também pode misturar o gengibre na comida, caso não aguente comer puro.

Não há evidências de que a salsa acabe com mau hálito. Mas ela pode amenizar o cheiro ruim por um tempo, se você mascá-la ao natural.

Portanto, para prevenir contra o mau hálito faça uma higiene bucal adequada, esta é a principal causa do cheiro ruim na boca. Não esqueça de consultar o dentista, principalmente se o cheiro ruim não parar, pois pode significar alguma outra doença.