Tratamento caseiro para dor de dente

Existe algum tratamento caseiro para dor de dente? De uma hora para outra apareceu uma dor incomodando no dente e não sabe o que fazer?

Existem remédios caseiros que podem ajudar a aliviar os sintomas. Estas dicas caseiras poderão não ser suficientes dependendo do seu problema.

Se a dor persistir por mais de um ou dois dias, procure o dentista, ele poderá descobrir a causa do problema e recomendar um remédio mais forte para acabar com a dor. Grávidas e lactantes devem sempre conversar com o médico antes de qualquer tratamento.

Tratamento caseiro para dor de dente

Tratamento caseiro para dor de dente

Água salgada para dor de dente

Uma das maneiras de aliviar a dor é fazer bochecho com água salgada. Ela é desinfetante e pode ajudar a remover partículas de comida e detritos que possam estar presos no dente. A água salgada também ajuda a reduzir a inflamação.

Para o bochecho misture meia colher de chá de sal em um copo de água morna. Use como enxaguante bucal.

Não aconselhado para as crianças.

Compressa fria para dor de dente

A compressa fria pode ajudar a aliviar a dor, principalmente se for causada por algum trauma. A compressa fria comprime os vasos sanguíneos, reduzindo a dor e inflamação.

Basta colocar gelo dentro da toalha e deixar em cima do local por 20 minutos. Pode repetir depois de algumas horas.

Outros tratamentos caseiros para dor de dente

Os remédios caseiros a seguir são indicados por vários sites de produtos naturais mas não existem estudos de que eles realmente funcionem, nem se são seguros para o dente. Portanto tenha cuidado ao utilizar.

  • Chá de hortelã para aliviar a dor – deixe o saquinho de chá esfriar (se necessário coloque no freezer por alguns minutos) e aplique na área afetada;
  • Alho para matar bactérias e reduzir a dor – esmague o alho para criar uma pasta adicionando uma pitada de sal, aplique no local, quem preferir pode mastigar o dente de alho;
  • Extrato de baunilha para diminuir a dor e ter propriedades antioxidantes – pingue algumas gotas do extrato no dedo ou algodão e aplique na área afetada algumas vezes por dia;
  • Folhas de goiaba são anti-inflamatórias e antimicrobianas – basta mastigar as folhas frescas de goiaba ou esmagá-la na água quente para fazer enxaguante bucal;
  • Tomilho é antibacteriano e tem propriedades antioxidantes – use óleo essencial de tomilho pingando algumas gotas no algodão e algumas gotas de água, passe no local, ou pingue algumas gotas na água e faça um enxaguante bucal.

Remédios anti-inflamatórios e anestésicos

Os remédios recomendados pelos médicos para aliviar a dor de dente até ir no dentista são:

Outras recomendações na dor de dente

  • Mantenha a cabeça elevada – deixando a cabeça mais alta que o corpo, não deixa o sangue se acumular na cabeça, o que pode aumentar a dor;
  • Procure ingerir alimentos mais “macios” como ovos mexidos, iogurte, evite mastigar com o dente dolorido;
  • Evite alimentos muito doces, muito quentes ou muito frios;
  • Não fume, o cigarro poderá piorar o problema.

Atenção!

Procure imediatamente o dentista se estiver com dores insuportáveis, se estiver com febre, problemas para respirar, engolir, dor por mais de dois dias, inchaço, dor quando morde, gengiva muito vermelha ou pus.

Alguns sites recomendam o uso de água oxigenada, mas não é seguro usar produtos químicos na boca sem aconselhamento médico. Principalmente pois a água oxigenada irá matar apenas as bactérias superficiais, se for lesão grave não irá adiantar nada. Antes de usar água oxigenada na boca, fale com o dentista!