Benefícios do feijão preto para a saúde

Quais os benefícios do feijão preto para a saúde? O feijão é um dos alimentos que não podem faltar na mesa do brasileiro.

Além de ferro, o feijão tem vários outros nutrientes que contribuem para nossa saúde. Neste post falaremos sobre alguns deles.

Benefícios do feijão preto para a saúde

benefícios do feijão preto para a saúde

Melhora saúde do coração

O feijão preto é rico em fibras solúveis. Estudos mostraram que estas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

O colesterol alto causa entupimento dos vasos, devido à formação de placas de gordura no seu interior. Podendo ocasionar doenças como aterosclerose, infarto, insuficiência cardíaca e AVC.

Ajuda na combate ao câncer e outras doenças crônicas

O feijão contém flavonoides, antioxidantes que ajudam a prevenir doenças crônicas causadas pelos radicais livres no nosso corpo. Estas doenças são câncer, cardiopatias, derrame e outras.

Feijão preto melhora a digestão

Devido à alta quantidade de fibras e proteínas, o feijão preto ajuda a mover a comida pelo trato digestivo, permitindo a eliminação de resíduos de maneira saudável. Isto deixa as bactérias da flora intestinal equilibradas.

Ao ingerir com frequência, o feijão preto pode prevenir contra constipação e síndrome do intestino irritável, uma vez que é rico em fibras solúveis que ficam gelatinosas na água, adicionando volume às fezes e estimulando o cólon a eliminá-las.

Controla os níveis de açúcar no sangue

Uma digestão equilibrada é muito importante, pois permite a absorção constante de nutrientes em todo processo digestivo. Não deixando ocorrer picos ou quedas do nível de açúcar no sangue. Estes picos e quedas podem ser bastante perigosos para quem tem diabetes ou outras condições parecidas.

Feijão preto é rico em vitaminas e minerais

Além de ser rico em fibras, o feijão preto contém altos níveis de magnésio, ferro, ácido fólico, fósforo e vitamina B. É uma ótima opção de nutriente para pessoas que não comem carne, como vegetarianos e veganos.

Rico em proteínas

Ele também fornece uma elevada quantidade de proteínas que ajudam a combater ganho de peso, fraqueza muscular, cansaço, falta de energia, problemas cardíacos, pele feia e outros. Estas proteínas também são responsáveis pela construção de músculos, que aumentam o metabolismo e ajudam a queimar gordura mais rápido.

É uma ótima opção para pessoas com idade que querem manter um peso saudável sem muitas calorias e com grande quantidade de nutrientes.

Feijão preto ajuda na perda de peso

Muitas pessoas não sabem, mas o feijão preto pode ser um aliado na perda de peso pois contém vários nutrientes e fibras, em poucas calorias. Ele dá sensação de saciedade por mais tempo, por se expandir no trato digestivo. A pessoa acaba tendo menos vontade de comer.

Portanto, se você quer ter uma dieta rica em nutrientes e proteínas, adicione o feijão preto na sua alimentação.