Tratamento caseiro para micose da pele

Procurando dicas de tratamento caseiro para micose da pele? Então preste atenção neste post que tentaremos te ajudar.

A micose é uma doença de pele que pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade. É causada por fungos e pode estar presente não só na pele, mas também nas unhas, couro cabeludo, virilha em diferentes graus de intensidade.

Ela pode ser transmitida ao usar chuveiros ou banheiros públicos, vestiários, ao andar descalço em pisos úmidos, compartilhar peças como toalhas, sapatos, luvas, artigos de manicure e pedicure que não estejam esterilizados corretamente, uso de roupas íntimas por períodos longos, dentre outros.

Em alguns casos é simples de resolver. Um tratamento caseiro resolve. Mas existem também casos complicados que requerem a ajuda de um profissional dermatologista.

Os principais sintomas da micose da pele

Os primeiros sinais de micose que você irá notar são os seguintes:

  • Pele descamando
  • Lesões na pele que descamam
  • Lesões arredondadas com bordas vermelhas que descamam
  • Coceira
  • Formação de uma espécie de “casca” na pele
  • Pequenas rachaduras na pele

Dicas de tratamento caseiro para micose da pele

Tratamento caseiro para micose da pele
Dicas de tratamento caseiro para micose da pele

Algumas dicas de tratamento caseiro para micose da pele que você pode seguir são as seguintes:

Tratamento caseiro para micose com aloe vera

Os benefícios da aloe vera (babosa) para a saúde são inúmeros. Inclusive para combater a micose. Como possui propriedades antifúngicas que colaboram para acabar com a micose.

Para o tratamento da micose, basta pegar o gel que está dentro da folha de babosa, que você encontra facilmente em feiras-livres e não custa caro, e aplicar nas partes afetadas pela micose. Deixe agindo no local por pelo menos algumas horas antes de lavar.

Tratamento caseiro com sálvia

A sálvia também é outro ingrediente natural muito eficaz para o tratamento da micose. Você pode adquirir o óleo essencial de sálvia em lojas de produtos naturais.

Para acabar com a micose, molhe de preferência uma gaze com algumas gotas do óleo essencial de sálvia e aplique na região afetada. Deixe atuando na pele até secar. Repita o procedimento diariamente até obter o resultado desejado.

Tratamento caseiro com óleo de orégano

O óleo de orégano você também encontra em lojas de produtos naturais. Ele também traz propriedades que ajudam na eliminação dos fungos causadores das micoses. Basta aplicar com auxílio de uma gaze no local das lesões e deixar secar. Aplique uma vez ao dia até conseguir resultados satisfatórios.

Bicarbonato de Sódio

Indicado principalmente para quem sofre com as micoses nas unhas. Se este é o seu caso, basta preparar uma pasta misturando bicarbonato de sódio e água. Aplique esta pasta nas unhas, mesmo aquelas que ainda não foram atingidas pela micose, e deixe agir por 10 minutos. Após este período, basta lavar as mãos normalmente. Você pode repetir este procedimento diariamente enquanto apresentar sintomas de micose.

Vinagre de maçã

Este é um ótimo ingrediente para ajudar quem está com micose na pele dos pés. Prepare uma solução com dois litros de água morna e cerca de 150 ml de vinagre de maçã. Deixe os pés submersos por 10 minutos. Repita o procedimento três vezes na semana para conseguir resultados satisfatórios.

Leia também: Receitas caseiras para clarear as axilas

O que fazer para prevenir a micose na pele

Você pode tomar uns cuidados simples que te ajudarão a evitar ou então a diminuir as chances do aparecimento das micoses.

  • Mantenha os pés sempre limpos e secos
  • Aplique esmalte ou base incolor nas unhas, uma vez que eles protegem as unhas dos fungos que causam a micose.
  • Se possível, evite usar o mesmo calçado durante muitos dias seguidos e por muitas horas.
  • Use talco para sapatos. Muita gente acha besteira, mas os talcos específicos para tirar o odor dos sapatos também ajudam a diminuir as bactérias e fungos.
  • Evite sapatos e roupas muito apertadas.

Tratamento caseiro para micose da pele não deu certo?

Se caso você tenha tentado algum dos tratamentos caseiros e não obteve resultado, o ideal é que você procure um médico dermatologista o quanto antes. Dependendo da gravidade da micose, será necessário o uso de cremes, pomadas e loções específicas para determinado tipo de lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.