Quais os alimentos que ajudam a prevenir acne? Já falamos aqui no site sobre os alimentos que pioram a acne, alguns deles aumentam a produção de óleo na pele causando entupimento dos poros e aparecimento das espinhas. Neste post vamos falar sobre os alimentos e nutrientes que ajudam a diminuir ou evitar a acne.

Alimentos que ajudam a prevenir acne

Pistaches, castanhas do pará, nozes pecan, castanhas de cajú, amêndoas

Estas frutas oleaginosas são ricas em zinco, o zinco é um poderoso anti-inflamatório e antibacteriano. Estudos mostraram que baixos níveis de zinco no sangue podem estar relacionados com a gravidade e tipo de acne em algumas pessoas. Aumentando estes níveis ingerindo alimentos ricos em zinco, pode ajudar a limpar a pele.

Claro, você sempre pode tomar suplementos, mas lembre-se que a absorção do zinco por suplemento é menor do que pelo alimento.

Linhaça, semente de abóbora e gergelim

Estas sementes também são ricas em zinco, assim como as oleaginosas podem ajudar na limpeza da pele contra espinhas e cravos.

Além disso a linhaça é rica em ômega-3, ácido graxo anti-inflamatório que ajuda a reduzir inflamação da pele e eliminam toxinas.

Chá verde para prevenir acne

Os polifenóis presentes no chá verde se mostraram eficientes em reduzir a produção de sebo e inflamação da pele, inclusive quando aplicado diretamente na pele.

Quem gosta de beber chá verde todos os dias deverá notar a diferença na pele dentro de algumas semanas.

Peixes ricos em ômega-3

Salmão, atum e sardinha são as melhores fontes de ácido graxo ômega-3. Este ácido graxo essencial é importante pois combate inflamação e elimina toxinas do corpo.

Mas é importante lembrar que é preciso ter uma alimentação balanceada de ômega-6 e ômega-3. O recomendado atualmente é 4:1 ou 2:1, senão o ômega 3 não faz o mesmo efeito. Atualmente as pessoas estão comendo 16:1, uma quantidade muito maior de ômega-6. O que acaba sendo uma dieta inflamatória, que piora a acne.

Alimentos que ajudam a prevenir acne
Alimentos que ajudam a prevenir acne

Açafrão-da-terra ou cúrcuma contra acne

Estudos mostraram que o açafrão na comida ou aplicado diretamente na pele, é benéfico para a saúde da pele. Por conter polifenol, ele reduz a produção de bactérias que podem levar ao desenvolvimento de acne.

Alimentos ricos em vitamina A, E e C

Cenoura, batata doce, abóbora, meloa, damasco e vegetais de folhas verde escura são ótimas fontes de vitamina A. Esta vitamina é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres, causadores do envelhecimento na pele, acne e outras doenças degenerativas.

Amendoim, semente de girassol, abacate, brócolis e avelãs são ricos em vitamina E, já as frutas cítricas são ricas em vitaminas C. Estas vitaminas contêm grandes quantidades de antioxidantes, que combatem radicais livres. Além disso a vitamina E age na regulação hormonal. Já vimos aqui no site que altos níveis de hormônios causam aumento na produção de sebo que leva ao aparecimento de espinhas e cravos.

Resumindo

O ideal para ter uma pele saudável é seguir uma alimentação com frutas, legumes e verduras. Reduzindo o consumo de frituras, ultraprocessados e alimentos cheio de açúcar.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.