Alimentos que pioram a acne

Quais os alimentos que pioram a acne? Acne é uma condição da pele onde os poros ou folículos pilosos ficam bloqueados, isto faz a pele ao redor deles ficar vermelha e irritada, resultando nas espinhas e cravos.

Mas será que existem alimentos que são prejudiciais para a pele podendo provocar acne?

Neste post falaremos sobre alimentos que podem causar espinhas e cravos ou que podem piorar a saúde da pele.

Alimentos que pioram a acne

Alimentos que pioram a acne

A verdade é que não existem provas de que certos alimentos causam espinhas. O que se sabe é que uma dieta rica em nutrientes faz com que a pele fique saudável.

No caso das espinhas as pessoas também terão influência dos genes e estilo de vida. A lista abaixo contém alimentos que causam modificações no corpo podendo levar ao aparecimento das espinhas.

Leite e outros laticínios pioram acne

Ainda não se sabe por que leite e laticínios contribuem para formação de espinhas, principalmente o leite. Acredita-se que seja pela quantidade de hormônio produzido pela vaca quando está grávida. Pessoas que estão com níveis altos de hormônios tendem a ter mais acne.

O leite também aumenta as taxas de insulina no corpo, o que aumenta a produção do óleo da pele.

Açúcar e carboidratos refinados

O açúcar e carboidratos refinados são inflamatórios além de terem alto índice glicêmico, ou seja, aumentam os níveis de insulina no corpo. Quando o corpo produz mais insulina, afeta outros hormônios que podem aumentar a produção de óleo da pele.

Evite comer produtos com açúcar e carboidrato refinado como refrigerantes, pães etc.

Fast-food

Sim, batatas-fritas, hambúrgueres, pizza, salgados, cachorro-quente, biscoitos, também são prejudiciais para as pessoas que costumam sofrer com a acne. Eles contém gorduras trans, carboidratos refinados e gorduras saturadas, que causam descontrole dos níveis hormonais levando ao aparecimento das espinhas.

Chocolate (nem todos)

Ainda não se sabe ao certo por que os chocolates causam espinhas, acredita-se que seja por causa do leite e açúcar presentes. Por isso se estiver com muita vontade, dê preferência para chocolates 75% ou superior, que contenham mais cacau do que açúcar e leite, o cacau é antioxidante e combate os radicais livres no corpo. Estes radicais livres podem danificar células sadias do corpo, inclusive o DNA.

Óleo de soja e milho

Estes tipos de óleo processado são inflamatórios, eles causam aumento na incidência de Ômega 6, que está associado à inflamações e, consequentemente, aumento de doenças crônicas e até morte. O Ômega 6 aumenta a presença de radicais livres no sangue, estes radicais livres estão associados ao desenvolvimento de câncer e doenças cardíacas.

Whey Protein

O Whey Protein contém aminoácidos que podem desencadear o aparecimento de espinhas. Eles levam à superprodução de novas células da pele que causam bloqueio dos poros, fazendo aparecer as espinhas.

Seu principal ingrediente é o soro do leite, um subproduto do leite, que também está relacionado com aparecimento de espinhas.

Bebida alcóolica

A bebida em si não é a causadora das espinhas, o problema é que ela afeta, por exemplo, os níveis hormonais, que estão relacionados ao desenvolvimento de espinhas pois aumentam a produção de óleo pelas glândulas. Além disso o álcool também prejudica o sistema imunológico, deixando o corpo mais suscetível à infecções.

Portanto, como falado anteriormente, o ideal é seguir uma dieta rica em legumes, verduras e carnes ricas em ômega-3 como salmão, é a sua alimentação que terá um papel crucial na saúde da sua pele.