Tratamentos para glicose baixa

Quais os tratamentos para glicose baixa? Já falamos aqui no site sobre os sintomas da glicose baixa (hipoglicemia). O que pode causar a queda, se é perigoso e as consequências.

Neste post falaremos sobre alguns tratamentos que a pessoa pode seguir mesmo em casa ou para ajudar alguém que esteja sofrendo com hipoglicemia.

Tratamentos para glicose baixa

Tratamentos para glicose baixa

A hipoglicemia ocorre quando os valores do açúcar estão inferiores a 70 mg/dL.

Se você mediu e está com este valor, ou se estiver com algum sintoma da hipoglicemia, siga estas dicas:

  • Beba uma bebida açúcarada (é preciso ingerir 15 a 20 gramas de carboidrato), pode ser um suco de fruta ou um refrigerante comum, se estiver baixa demais pode até misturar um pouquinho de açúcar no refrigerante, mas não exagere (também pode ser uma colher de sopa de mel ou chocolate comum ou pastilhas de glicose para diabetes);
  • Teste os níveis de açúcar no sangue depois de 10 minutos ou 15 minutos, se ainda estiver baixa, beba mais um pouco de suco ou refrigerante, se já tiver acima de 70 mg/dL siga a dica a seguir;
  • Se for hora da refeição principal coma algo com carboidrato, se for lanche coma uma fatia de torrada ou dois biscoitos com alguma geleia ou tome copo de leite pois também tem carboidrato.

Não deverá ser necessário atendimento médico, mas é preciso informar ao seu médico sempre que isso ocorrer, pois poderá ser necessária uma regulagem nas suas doses de insulina ou de medicamentos.

Como tratar alguém inconsciente ou que está muito sonolento?

A primeira coisa a fazer é colocar a pessoa de lado, na posição de recuperação (lateral), para ela não engasgar com fluidos e não correr o risco de tampar as vias aéreas com a língua. Pode ser como na foto abaixo ou colocando a mão do braço que está para cima, por baixo do rosto.

Cuidados na hora da glicose baixa

Em seguida dê uma injeção de glucagon se souber como fazer. Se não tiver o glucagon ou se não souber como aplicar, chame o SAMU ligando para o 192 ou leve o paciente ao hospital.

Se deu a injeção, aguarde uns 10 minutos para fazer efeito. Se a pessoa acordar, dê uma bebida doce para ela beber ou colher de sopa de mel. Depois dê algum lanche com carboidrato, pode ser torrada ou biscoito com geleia.

Se você deu a injeção e a pessoa não acordou, chame o SAMU ou leve ao hospital. Avise ao médico sobre tudo que aconteceu.

Como tratar alguém que está com convulsão?

Se a pessoa está tendo convulsão devido à hipoglicemia, é muito importante tomar cuidado para não se machucar. Deite a pessoa em local macio, longe de coisas perigosas.

Aguarde a convulsão parar e dê um lanche com açúcar para a pessoa. É preciso que ela coma para o nível de açúcar voltar ao normal.

Se a convulsão demorar mais do que cinco minutos chame o SAMU! E fale com seu médico sobre a convulsão causada por hipoglicemia severa.

Resumindo tratamentos para glicose baixa

Portanto os pontos mais importantes são:

  • Tenha sempre algum doce (15 a 20 gramas de carboidratos) para comer ou beber assim que sentir os sintomas;
  • Após a crise coma sua refeição do horário;
  • Crise grave coloque a pessoa de lado para não engasgar e dê injeção;
  • No caso de convulsão aguarde e dê algo para comer, se durar mais de 5 minutos a convulsão chame o SAMU.