Tratamento caseiro para gastrite

Os mais antigos já diziam que o alimento é nosso melhor remédio. E eles não estão errados! Por muitas vezes um simples tratamento caseiro para gastrite pode resolver o problema e evitar complicações como a úlcera.

Neste post trazemos algumas dicas que podem te ajudar a amenizar os sintomas da gastrite. Afinal, quando ela não é tratada adequadamente, podem evoluir para algo mais grave, como a úlcera. O principal atitude a ser tomada é mudar a alimentação radicalmente, pois ela influi diretamente na sua saúde.

O que é a gastrite e quais os principais sintomas?

A gastrite nada mais é do que a inflamação do revestimento do estômago, podendo ser aguda ou crônica. Dentre os principais sintomas estão dor na boca do estômago, náuseas, sensação de estufamento, azia, perda de apetite, flatulência excessiva, soluços, arrotos, mau hálito, dentre outros.

Dicas de tratamento caseiro para gastrite

Veja algumas atitudes simples que você pode tomar a partir de hoje para amenizar os sintomas da gastrite.

Evite bebidas gaseificadas

Se você pensa que uma simples água com gás é inofensiva, é melhor dar um tempo na bebida se você está sofrendo com os sintomas da gastrite. O gás presente na bebida, colabora para o aumento da inflamação no estômago e retarda a recuperação.

Evite qualquer alimento ácido e com tempero muito forte

Sempre que falamos em alimentação saudável, falamos que a pessoa deve comer frutas, legumes e verduras. Em se tratando de frutas, você deve evitar todas as frutas ácidas e cítricas. Veja aqui uma lista com frutas ácidas e não ácidas.

Outros alimentos que devem ser evitados são molhos de tomate, temperos muito fortes como alho e cebola, chocolate, café, bebidas escuras em geral.

Tratamento caseiro para gastrite com água de arroz

Se você já está apresentado os sintomas, um tratamento caseiro que pode ajudar a amenizar estes sintomas é a água de arroz.

Para preparar ferva um litro de água e adicione cerca de 150 gramas de arroz cru. Deixe o arroz cozinhando normalmente. Quando estiver cozido coe e beba a água durante o dia, em temperatura ambiente.

Inclua a maçã na sua alimentação diária

Dizem que uma maçã por dia, deixa o médico mais longe. Neste caso, ela é um excelente tratamento caseiro para gastrite e funciona como um antiácido natural. Para quem não gosta de ingerir a maçã “in natura”, pode preparar um chá com a fruta.

Para preparar o chá de maçã, corte a fruta em fatias e ferva com 500 ml de água. Após uns 15 minutos de fervura, desligue o fogo, e deixe repousar até ficar morno. Coe e tome durante o dia.

Tratamento caseiro para gastrite com batata inglesa

A batata possui excelentes propriedades para tratar a gastrite. Se você está com dificuldades para se alimentar, a batata cozida pode se tornar uma boa refeição, pois alimenta, dá energia e não agride o estômago.

Também é possível preparar uma espécie de bebida, que funciona bem para amenizar os sintomas gastrite. Basta descascar uma batata e passar no ralador ou processador. Em seguida esprema bem a batata ralada e basta tomar o suco que for extraído.

Leite não é amigo da gastrite

Ao contrário do que muitos acreditam, o leite só causa alívio no momento em que é ingerido. Após alguns minutos acaba aumentando o ácido e a inflamação.

Outras dicas para quem está sofrendo com a gastrite

  • Evite comer os alimentos muito quentes. Sempre espere esfriar um pouco para não agredir ainda mais o estômago e o esôfago, principalmente se além da gastrite, estiver sofrendo com refluxo.
  • Não fique muito tempo sem comer algo, pois caso fique muitas horas sem comer, aumenta-se a produção de ácido pelo estômago.
  • Chá de camomila e gelatina são ótimos alimentos para os dias de maior crise.
  • Não use medicamentos por conta própria. Caso os sintomas não sejam amenizados em alguns dias, procure um médico para saber a melhor orientação.
  • Evite situações de estresse. A gastrite em muitos casos pode ser causada por problemas emocionais.

Você possui mais alguma dica de tratamento caseiro para gastrite? Compartilhe com os outros leitores na área de comentários.

Leia também: Os benefícios da Goji Berry para a saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.