Semente de melão, benefícios e malefícios

Semente de melão, será que tem algum benefício? O caroço do melão ajuda a emagrecer? O que muitas pessoas não sabem e acabam jogando as sementes fora, é que elas têm grade valor nutricional. Saiba mais sobre as sementes do melão abaixo, quais benefícios para a saúde e se podem causar algum malefício.

Semente de melão

Benefícios da semente de melão para a saúde

Ricas em cálcio

As sementes de melão são ricas em cálcio, previnem osteoporose e fortalecem os ossos. O cálcio está diretamente ligado à formação óssea, principalmente na infância e adolescência.

Quando a pessoa não ingere a quantidade suficiente de cálcio, ele se move dos ossos para a corrente sanguínea, causando deficiência de cálcio nos ossos e aumentando o risco de fraturas.

Ricas em magnésio

O magnésio é um dos elementos fundamentais ao organismo assim como o cálcio, é ele quem faz a fixação do cálcio nos ossos. Se estiver com falta de magnésio, pode piorar problemas como osteoporose.

O magnésio e o cálcio são necessários para manter tônus muscular, contração e relaxamento muscular adequados. Inclusive para os músculos do coração, fazendo o órgão bater no ritmo correto.

Ricas em fibras

As sementes de melão podem auxiliar no emagrecimento, pois contém bastante fibra, poucos carboidratos e poucas calorias. Estas fibras causam saciedade e a pessoa acaba comendo menos.

Rica em vitamina A

As sementes contém vitamina A, um antioxidante poderoso que previne danos causados pelos radicais livres que podem causar várias doenças degenerativas.

Rica em vitamina B6

As sementes contém vitamina B6 que ajuda a produzir serotonina no nosso corpo, é um tipo de neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar. Também impacta no jeito que dormimos, no nosso apetite, na memória, previne anemia, doenças nos olhos, depressão e outros.

Além disso previne doenças cardíacas, pois a serotonina liberada ajuda a converter homocisteína e aminoácido em substâncias essencias. É muito importante, pois níveis altos de homocisteína estão relacionados a doenças cardiovasculares.

Como consumir as sementes de melão?

Uma das melhores maneiras de comer é torradinha como amendoim.

Primeiro lave as sementes e tente remover o máximo possível da pele. Depois espalhe no refratário coberto com papel manteiga e leve ao forno por 10 minutos a 200°C. Se não estiver torrado deixe mais tempo. Depois que torrar pode jogar sal e outros temperos que você quiser.

Outra maneira de comer é crua mesmo em saladas ou bebidas.

Malefícios da semente de melão

Ainda não se tem estudos suficientes para informar se as sementes de melão têm algum malefício para saúde. O aconselhável é grávidas ou lactantes, sempre conversem com o médico antes de comer. Se tiver algum outro problema de saúde fale com seu médico.