Benefícios da physalis para saúde

Quais os benefícios da physalis para saúde? A fruta exótica physalis, também conhecida como físalis ou camapu ou tomate-de-capucho no Brasil, vem fazendo sucesso pelo mundo pelas suas propriedades benéficas.

Nativa da Colômbia, é muito parecida com um tomate cereja, mas de cor laranja, possui um envoltório que é uma casca com aparência de papel que lembra uma lanterna chinesa. Saiba mais sobre a fruta abaixo.

Benefícios da physalis para saúde

Benefícios da Physallis para a saúde

Rico em vitamina C

Cada 100 gramas de fisalis tem 11 mg de vitamina C, ela possui propriedades antioxidante, combatendo os radicais livres, causadores do estresse oxidativo que pode levar a várias doenças degenerativas como Alzheimer e demência.

Além disso a vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico deixando-o mais forte para combater vírus de gripes e resfriados. Também tem ação anti-inflamatória. Para quem não sabe a inflamação é a raiz da maioria das nossas doenças, seja artrite, doenças do coração, diabetes, asma, todas estão relacionadas com inflamação.

Rico em ferro

É uma fruta que contém ferro, ajuda a diminuir o risco de anemia, melhora disposição e energia das células.

Rico em betacaroteno

A physalis é rica em betacaroteno, o que pode ser visto pela sua cor amarela alaranjada. O betacaroteno no organismo se transforma em vitamina A, cada 100 g da fruta tem 720 IU de vitamina A, 14% das necessidades diárias de um adulto.

A vitamina A é o ingrediente essencial para se ter uma visão saudável e evitar problemas oculares relacionados à idade. Alguns exemplos são a cegueira noturna e catarata. Ela também é um antioxidante vital para saúde, auxiliando a vitamina C melhorando sistema imunológico, diminuindo inflamação, auxiliando na saúde da pele.

Contém vitamina do complexo B

A fisalis também contém vitaminas do complexo B, estas auxiliam no controle do estresse, fadiga e cansaço.

Contém fibras que ajudam a emagrecer

A fruta exótica também contém fibras que dão saciedade, assim a pessoa acaba comendo menos, auxiliando no emagrecimento.

Como comer physalis?

Ela pode ser ingerida crua sem a folha em saladas, como o tomate cereja. Tamém pode ser comida como fruta em vitaminas, sucos, chá ou até seca como passas. Além disso pode ser usada em geléias, gelatinas, bolos etc.

Malefícios da fisalis

Alguns estudos mostraram que as folhas da Physalis peruviana podem ser tóxicas, pois contém solanina. Doses acima de 5.000 mg/kg deste composto pode causar problemas do coração.