Quanto de Ômega 6 você precisa? Em várias dietas e dicas nutricionais indicam alimentos ricos em ômega 6 como nozes, semente de girassol, amendoim e outros. Mas qual seria a quantidade exata que cada pessoa necessita? Pode comer a quantidade que quiser ou faz algum mal? Saiba mais abaixo.

Quanto de ômega 6 você precisa?

É importante lembrar que nosso corpo não produz estes ácidos, é pelos alimentos que obtemos os ácidos graxos essenciais, se a você não comer o suficiente pode ocorrer deficiência que levam à problemas de saúde.

A quantidade recomendada de ômega 6 por pessoa é de 4 a 5 gramas por dia. E para balancear deve-se comer também 2 gramas de ômega 3 por dia.

Se o ômega 6 for ingerido em excesso, sem balancear com o ômega 3, ele se torna prejudicial para saúde pois se torna inflamatório. Causando danos graves à saúde e contribuindo para o aparecimento de doenças crônicas.

Normalmente a quantidade recomendade de ômega 6 para ômega 3 é na razão de 2:1 ou 4:1. Alguns países recomendam 5:1 como a Alemanha, mas ainda não há um valor exato mundialmente.

Nas dietas ocidentais as pessoas costumam comer 20:1, o que é um valor bem alto de ômega 6 comparado com ômega 3. Neste caso o recomendado é comer menos ômega 6 e não aumentar o consumo de ômega 3. Pois uma quantidade menor de ácidos graxos é mais desejável na redução do risco de doenças crônicas.

Importância do ômega 6 e o ômega 3

O ômega 3 está relacionado à prevenção de várias doenças crônicas como problemas no coração, artrite, câncer, osteoporose, Alzheimer e outras.

Já o ômega 6 incetiva o crescimento celular, sendo importante para desenvolvimento do cérebro, músculos, pele e cabelo, reduz líquidos no corpo e é responsável pelo processo de dor e inflamação usado pelo corpo para prevenir danos. Por isso seu excesso pode ser perigoso.

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Fontes de ômega 6 e ômega 3

Quanto de ômega 6 você precisa?
Quanto de ômega 6 você precisa?

Fontes saudáveis de ômega-3 são:

  • Linhaça
  • Chia
  • Nozes
  • Peixe oleoso como salmão, atum, anchova, arenque, sardinhas

Fontes saudáveis de ômega 6 são:

  • Sementes de girassol
  • Sementes de abóbora
  • Cânhamo
  • Gergelim
  • Nozes
  • Castanha-do-Brasil (castanha-do-Pará)
  • Óleos vegetais extra virgem

É muito importante ter cuidado pois o ômega 6 está presente em pratos prontos assados, salgadinhos, frituras e outros alimentos processados feitos com óleos vegetais!

Resumindo

O mínimo que a pessoa tem que comer de ômega 6 por dia é quatro a cinco gramas e, neste caso, dois gramas de ômega 3.

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