Quais os benefícios da porangaba para a saúde? A porangaba é um nome para uma das espécies de Café-do-mato (os frutos parecem o café), conhecida como Cordia ecalyculata. Também pode ser chamada de chá-de-bugre ou café-de-bugre ou claraíba ou laranja-do-mato entre outros.

Conheça as propriedades deste arbusto e se ele ajuda mesmo a emagrecer.

Benefícios da porangaba para a saúde

Ainda são poucos os estudos com esta planta que é nativa da América do Sul de locais com Mata Atlântica como Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Santa Catarina.

Benefícios da porangaba para a saúde
Benefícios da porangaba para a saúde

Porangaba para emagrecer?

A porangaba é muito usada no Brasil para perda de peso e barriga, sendo conhecida por algumas pessoas como erva anti-barriga. Devido à cafeína presente, acredita-se que ela inibe o apetite ajudando assim no emagrecimento.

É importante frisar novamente que ainda são necessários mais testes na planta para afirmar que ela é sim um emagrecedor. Acredita-se que ela atua no sistema nervoso central tirando o apetite, como agentes anorexígenos Femproporex e Mazindol.

Por sua ação diurética e termogênica, atua na redução da celulite e gordura localizada, ajudando a reduzir a gordura abdominal.

Outros benefícios da porangaba

Um estudo demonstrou a redução dos níveis de colesterol total e triglicérides em camundongos. Estas substâncias são responsáveis pela deposição de gorduras na parede de vasos sanguíneos que causam problemas cardiovasculares. Ainda são necessários estudos em humanos.

A porangaba contém taninos em sua composição, um composto fenólico com propriedades antioxidantes, que auxilia no combate aos radicais livres e previne contra o envelhecimento precoce.

Contraindicações da porangaba

Como não se tem muitos estudos sobre esta planta, ela não é recomendada para grávidas e lactantes, tenha cuidado!

Também não deve ser utilizada por pessoas hipertensas ou que sejam sensíveis a cafeína, pois o extrato tem efeito estimulante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.