Benefícios das fibras para a saúde

Quais os benefícios das fibras para a saúde? Por que recomendam tanto comer uma dieta rica em fibras? O que tem de tão bom nas fibras dos alimentos naturais? Para que elas servem? Saiba mais abaixo.

Benefícios das fibras para a saúde

Benefícios das fibras para a saúde

As fibras ajudam a perder e manter o peso

As fibras ajudam a pessoa perder peso, pois dão saciedade, a pessoa acaba tendo menos vontade de comer. Além disso, normalmente os alimentos com mais fibras têm menos calorias e carboidratos que os outros com menos fibras. Estudos mostraram que pessoas obesas tiveram perda significativa de peso ao adicionarem fibras em sua alimentação.

E pessoas que adicionam fibras no dia a dia, tendem a manter o peso equilibrado sem ganhar o peso perdido.

Fibras diminuem o risco de problemas no coração

Vários estudos mostraram que o aumento no consumo de fibra diminui pode diminuir o risco de doenças cardíacas em até 40%.

Além disso o aumento no consumo de fibras também está conectado a diminuição do risco de desenvolver sindrome metabolica, conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.

Dieta rica em fibras diminui o risco de desenvolver diabete tipo 2

Quem costuma comer muita comida com poucas fibras tem mais chance de desenvolver o tipo mais comum de diabete, a diabete tipo 2. Pessoas que comem fibras tem duas vezes menos chance de desenvolver este tipo de diabetes.

Dieta rica em fibras ajuda a manter a saúde intestinal

As fibras reduzem o risco de desenvolver hemorroidas e doença diverticular, que é uma inflamação do intestino.

Algumas fontes dizem que as fibras reduzem a chance de desenvolver câncer colorretal, mas estudos ainda não comprovaram esta possibilidade. É preciso mais estudos para comprovar tal informação.

As fibras deixar das bactérias intestinais mais saudáveis

As bactérias boas do nosso intestino se alimentam das fibras. Pessoas que comem pouca fibra diminuem a diversidade e quantidade de boas bactérias no intestino.

Quando as bactérias se alimentam das fibras, produzem ácidos graxos de cadeia curta que ajudam a reduzir inflamação sistêmica, associada à obesidade e vários outros problemas crônicos de saúde.

Fibras ajudam você a viver mais

Estudos mostraram que aumentando a quantidade de fibras na sua dieta, especialmente fibras de cereais e grãos integrais, você diminui em 17% o risco de morte comparado com uma pessoa que não come fibras suficientes.

Dieta rica em fibras diminui o risco de câncer de mama

Um estudo grande da faculdade de Harvard mostrou que uma dieta rica em fibras diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Principalmente para mulheres que ingeriram mais fibras durante adolescência e início da idade adulta.

Enfim, adicione fibra na sua dieta, você estará contribuindo, e muito, para sua saúde. Coma frutas inteiras ao invés de fazer suco, substitua os grãos por grãos integrais, escolha cereais integrais ao invés dos cheios de açúcar, coma legumes e vegetais, principalmente os de folhas verdes escuras.